.

.

13 janeiro 2018

Resenha: Óleo Essencial de Lavanda x Rosácea


Quem tem rosácea sabe o quanto é difícil controlar esse problema.

Rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, com remissões e exacerbações, cujos sintomas envolvem áreas de vermelhidão na pele e lesões inflamadas, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo.


Eu tenho e posso dizer que é uma das piores coisas da vida, uma vez que é necessário evitar zilhões de coisas, inclusive maquiagens, bebidas quentes, comida apimentadas, dentre outras coisas.

O tratamento pode ser apenas tópico ou tópico + oral, que é o meu caso, quando ela se manifesta em grande potencial, chegando a surgir, às vezes, algumas pápulas. Para evitar a manifestação, é necessário evitar os trocentos fatores encadeadores.

Como a minha está ''controlada'', o que faço é um ''tratamento'' alternativo com um óleo essencial clássico e muito rico em propriedades salvadoras da pátria (óleo de lavanda).


Aplicado topicamente, alivia a inflamação e reduz os vasos sanguíneos faciais. Como a minha pele é muito sensível, até a protetor solar, por exemplo, eu não aplico o óleo diretamente nela, faço uma diluição a 1% (11 gotas do óleo para 50ml/g de óleo vegetal, creme ou gel neutros).


Adiciono o óleo no gel e misturo, deixando-o pronto pra uso diário. Ele não fica oleoso, não deixa a pele melecada. Gosto do gel porque seca rápido.


Aplico diariamente, pela manhã e à tarde (antes do protetor). Esse método ajuda muito a desinflamar e acalmar a vermelhidão, além de hidratar a pele, aumentar a produção de novas células e equilibrar a oleosidade. Também traz benefícios para acnes, eczema e psoríase.

Diferente de pomadas alopáticas, essa fórmula não causa pinicação ou ardência na pele pós aplicação.

É um método que uso sempre e que me ajuda a diminuir bem os sintomas dessa doença. Há tempos não utilizo medicamentos alopáticos para isso.

Claro que a fórmula não vai fazer a doença desaparecer (isso eu deixo pra Deus fazer ). Como eu não evito os fatores encadeadores (comidas/bebidas quentes, comidas apimentadas, exposição solar...), sempre fico com o rosto avermelhado :(

Vale lembrar que cada caso é um caso e é de grande importância o acompanhamento de um dermatologista, já que ele tem todo o conhecimento e capacidade para detectar a doença e prescrever o tratamento correto para cada caso.

O meu óleo de lavanda veio da Quinarí e, se tiver interesse, pode adquiri-lo aqui.
Clique aqui para saber mais sobre os benefícios desse óleo tão poderoso!