.

.

06 setembro 2016

14 minutos diários são suficientes para recuperar a boa forma depois da gravidez


O nascimento do bebê é um momento de grande alegria para as famílias, mas também de muitas mudanças para as mulheres. Se deparar com o corpo novo, a rotina com o bebê e todas as emoções que surgem, é algo bastante complexo. Segundo a personal trainer e mestre em fisiologia do exercício, Gabriela Cangussú, estar com a autoestima em alta é essencial para lidar melhor com todos esses conflitos, além de transmitir segurança e tranquilidade ao bebê.

Gabriela é criadora do programa Mamãe Sarada, que já ajudou mais 12 mil mulheres a recuperarem a boa forma após a gravidez, além de melhorarem a saúde, a autoestima e até a disposição para cuidar dos filhos. Confira 5 regras básicas que a personal indica a partir de sua própria experiência como mãe:

01 - Reserve 14 minutos do seu dia

Um bebê recém nascido requer muita atenção, e por isso fica difícil para as mamães terem um tempo de cuidar do próprio corpo. A solução, portanto, é aproveitar os momentos como o sono do bebê, por exemplo.

“Eu tive dois bebês e sei que não é fácil. Por isso, criei aulas com a duração de apenas 14 minutos diários para as minhas alunas - é o suficiente para fazer o corpo se adaptar a um ritmo de treinamento. E o legal é que rapidamente as mamães começam a sentir mais energia e disposição para tudo,” explica Gabriela.

02 - Comece devagar


Muitas mulheres querem recuperar o corpo que tinham antes da gravidez em apenas uma semana. Mas, infelizmente, milagres não existem. É preciso muita dedicação para começar a sentir resultados. Antes de iniciar qualquer atividade física após a gestação, a primeira regra é pedir liberação para o médico. Com isso, deve-se começar um treinamento leve, seguindo corretamente as instruções de um profissional. “Os resultados vão surgir com certeza, mas é preciso que haja frequência e paciência. Não adianta se matar de fazer exercícios um dia e esperar que os resultados apareçam”, diz.

03 - Aumente a intensidade aos poucos


Em geral, os médicos liberam para os exercícios mais puxados depois de 45 a 60 dias, se a mulher passou por uma cesária, ou depois de 30 dias, se a mulher passou pelo parto normal.

O exercício de alta intensidade é fundamental para a perda de peso, principalmente quando se tem pouco tempo por dia para se dedicar. No programa Mamãe Sarada, por exemplo, 14 minutos intensos, baseados em uma combinação estratégica de exercícios, e aumento gradativo da intensidade, são suficientes para se atingir objetivos. Para as mães que não têm com quem deixar o filho, é ainda melhor pois pode ser feito em casa, ao lado dele.

Caminhadas fortes, passando aos poucos para a corrida; ou subir lances de escada também são ótimas opções. O importante é colocar o corpo em movimento e ter uma disciplina diária.

04 - Foque nas regiões mais afetadas

A gestação afeta partes específicas do corpo feminino, como abdome, quadril, coxas e bumbum. Essas acumulam gordura mais facilmente, e para perdê-la é importante investir em exercícios aeróbicos e localizados.

Além disso, a atividade física vai ajudar também na tonificação de todas essas regiões, no fortalecimento para realizar tarefas do dia a dia, como carregar a criança e na postura.

05 - Não se culpe

O psicológico conta muito em qualquer treinamento. Após o parto, é comum que as mulheres não se reconheçam ao olharem para o espelho e se culpem por não terem conseguido manter uma dieta mais regrada durante a gestação. “É preciso lembrar sempre que a gravidez tem um propósito, que é o de gerar uma vida, algo especial. É preciso que a mamãe se permita viver este momento tão mágico. Trabalhar a autoestima tem a ver com isso também. O seu corpo não é mais o mesmo? Ok. Mas com calma, disciplina e poucos minutos por dia, você pode retomar sua forma antiga, mas sem se culpar, permitindo-se curtir ao máximo o novo membro da família!

INFORMAÇÕES À IMPRENSA


AtitudeCom – Estratégia em Comunicação
Claudia Gonçalves – claudia@atitudecom.com.br
Jenny Carmona – jenny@atitudecom.com.br 
Heverton Silva – heverton@atitudecom.com.br