.

.

30 junho 2016

Óleo Essencial de Melaleuca, o óleo versátil da CheiroVivo

As propriedades medicinais do óleo de melaleuca são conhecidas por centenas de anos pela tribo australiana de aborígines Bundialung. Eles tratavam muitas afecções com macerados das folhas da árvore e costumavam nadar na lagoa onde as folhas caídas haviam tornado a água em banho terapêutico. A melaleuca passou a ser conhecido no ocidente a partir da expedição do capitão James Cook que, em 1770, aportou na baía de Botany, na Austrália, e observou os aborígenes fazerem chá com as folhas de uma árvore, usada com finalidades medicinais. O botânico da expedição, Joseph Banks, coletou amostras das folhas de diferentes espécies de melaleucas usadas neste chá nativo e acabou por dar-lhes o nome de “Tea Tree” ou “árvores de chá”. 


Uma das vantagens de se recomendar o Óleo Essencial de Melaleuca como antisséptico, é que é impossível para um micróbio infeccioso criar resistência a ele. O óleo possui uma complexidade química tão grande, com mais de 100 componentes, que uma bactéria não consegue modificar seu sistema enzimático para lidar com isso. Esta é hoje uma das grandes vantagens do uso da Melaleuca em substituição aos antibióticos convencionais, que a cada dia perdem mais ação pelo fato dos micróbios estarem desenvolvendo resistência a seus efeitos, exigindo assim o uso de drogas cada vez mais fortes e prejudiciais. 

O óleo de melaleuca é usado, principalmente, para resolver problemas como unha preta, com micoses, descamando ou encravada e pé de atleta. Ele ainda auxilia na regeneração de unhas deformadas.

Quando o problema já está na unha, o ideal é aplicar 1 gota do óleo, duas vezes ao dia, diretamente nela e nas demais a fim de evitar o contágio.

Herpes
O OE de Melaleuca é um ótimo aliado ao problema de herpes labial, genital e zóster ou sapinho. É um poderoso antiviral e ajuda a secar as vesículas do herpes. Pode ser utilizado puro sobre as vesículas ou, em caso de irritação e/ou sensíveis pele sensível, diluído (partes iguais) em óleo vegetal (OV).

Assaduras 
Em caso de assaduras, a receita é misturar duas gotas do óleo em uma colher de sopa de OV de amêndoas doces e passar na pele.

São inúmeras as formas que esse óleo pode ser utilizado, por isso ele é um clássico da aromaterapia. É um óleo que vale a pena ter em casa sempre. 

Clique aqui para adquirir o seu óleo essencial de melaleuca na CheiroVivo!
Clique aqui para conhecer outros óleos essenciais disponíveis na CheiroVivo!