.

.

12 maio 2016

Ghee, a manteiga gourmet da Lótus Produtos Naturais

Ghee, nome da manteiga clarificada indiana, também conhecida como manteiga GOURMET ou óleo da manteiga, é a fonte tradicional de lipídios na alimentação indiana. O nome vem do Sânscrito (ghrta) e seu sabor é único.


Trata-se da manteiga clarificada, livre de todos os seus resíduos lácteos. Por esse motivo, demora mais que a manteiga regular para perder seu frescor. O ghee tem sabor delicado e ocupa posição de destaque na culinária indiana sendo indispensável para grande parte das preparações e frituras.
Na Índia, é muito usado na culinária e em pratos ayurvédicos e é considerado um alimento sagrada.
Além do uso culinário, o ghee também é usado como remédio em muitas fórmulas ayurvédicas, e também muito usado nas terapias Ayurvédicas.

É produzido com manteiga sem sal, em fogo baixo, cozido por horas, até chegar no ponto certo, quando fica transparente, cor de mel.
Diferente da manteiga que em altas temperaturas se queima, o ghee pode ser usado para refogar, para fritar em temperaturas entre 120° a 177° C. Você pode usar o ghee no lugar de outras gorduras. Ele contém beta-caroteno e vitamina A, D, E e K. O beta-caroteno e a vitamina E, ambas, tem valor anti-oxidante.

Na Ayurvédica é conhecida como o alimento sagrado e é utilizada também como emoliente, sendo a base de diversas preparações medicinais. O ghee se torna o alimento perfeito por possibilitar uma nutrição profunda em todos os tecidos, dhatus, além de ser empregado em inúmeras terapias.
Para os praticantes de Yôga, divulga-se como sendo um lubrificante natural, ajudando na flexibilidade para a prática das ásanas.


Além de todos os benefícios acima, a ghee da Lótus Produtos Naturais contém vitamina A, o que a torna uma excelente antioxidante, prevenido o envelhecimento precoce e protegendo as células dos radicais livres. Tem poder anti-inflamatório. Por não conter sal nem toxinas, ela não aumenta a retenção de líquido. Alguns estudos apontam que esse alimento ajuda na prevenção do câncer de mama.

O sabor da manteiga clarificada é mais acentuado do que a manteiga tradicional, por isso ela pode ser usada em menos quantidade.


A Lótus Produtos Naturais se dedica na produção da ghee e todo o trabalho é feito com dedicação a fim de satisfazer os clientes mais exigentes.

Clique aqui para adquirir a sua ghee!
Clique aqui para conhecer/adquirir os produtos Lótus!
Lótus Produtos Naturais no Facebook (aqui).

Entre você também no mundo dos produtos naturais e comprove o poder de mudança deles em sua vida!