.

.

15 outubro 2015

Vitaminas do Complexo B


Você já ouviu falar em vitaminas do Complexo B? Antes de saber mais sobre elas, veja como as vitaminas são classificadas:

As vitaminas são basicamente classificadas em duas classes: lipossolúveis e hidrossolúveis. As lipossolúveis são as que possuem capacidade de se dissolverem em meio gorduroso e as hidrossolúveis, por sua vez, são as que se solubilizam em água, como é o caso das vitaminas do complexo B.

O motivo de ser um complexo de vitaminas é pelo fato de existirem 12 tipos de vitamina B. Isso se deu devido às diferenças estruturais e funcionais que resultou em 12 subdivisões.

As vitaminas do complexo B são fundamentais para auxiliar na digestão dos carboidratos. Dessa forma, atuam transformando a glicose em energia e também contribuem com a manutenção dos tecidos nervosos. Por isso é tão comum as pessoas comerem carboidratos (fonte rápida de energia) e mesmo assim se sentirem indispostas e com fraqueza muscular. Pode ser que um dos motivos seja a deficiência de vitamina B, uma vez que elas também participam da conversão das proteínas, ácidos graxos, enzimas e hormônios. Conheça as principais funções das vitaminas do complexo B, bem como onde encontrá-las!

Funções das vitaminas do complexo B:

  • Participa do metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios (gorduras), além de contribuir com a reparação do DNA, indispensável sobretudo para praticantes de atividades físicas.
  • Proteção cardiovascular: uma vez que auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol.
  • Possui função no sistema nervoso e também na manutenção do tecido nervoso, principalmente por sua função na conversão das proteínas e aminoácidos.
  • Contribui com a saúde do fígado.
  • Atua na formação do tubo neural do feto durante a gestação (vitamina B9 ou ácido fólico).
  • Participa da regulação de hormônios, como a testosterona.

Viu quantas funções as vitaminas do complexo B possuem? A deficiência dessas vitaminas pode ser potencializada com o elevado consumo de cafeína, álcool e alimentos refinados. Algumas disfunções típicas da deficiência de vitamina B são: doenças cardiovasculares, aumento do depósito de gordura, hipertensão arterial, beribéri, diabete mellitus tipo 2, dentre outras.

Para evitar doenças como essas e obter saúde e bem-estar, procure consumir os alimentos a seguir: cereais e grãos integrais, ervilhas frescas, carnes vermelhas magras, ovos, castanhas, amêndoas, pistaches, espinafre e aspargos.

Para ajustes e adequações individuais, o ideal é consultar um nutricionista.