.

.

19 outubro 2015

Alergias causadas por alimentos


Alergia alimentar é uma reação adversa exacerbada do sistema imunológico em resposta ao consumo de algum alimento reconhecido pelo organismo como agressor, gerando diferentes sintomas como problemas de pele, respiratório ou até intestinal. 

Além da predisposição genética, a introdução precoce de alimentos e alterações da permeabilidade intestinal, que permite maior passagem de alérgenos e, como consequência, ativação do sistema imune e a sensibilização, são responsáveis por desencadear o quadro alérgico. 

As reações alérgicas podem ser imediatas, ou seja, ocorrem alguns minutos após a ingestão do alimento; ou tardias, que ocorrem após alguns dias, sendo mais difícil de diagnosticar a causa pela falta de associação do consumo de determinado alimento ao sintoma apresentado.

As alergias são mais comuns durante a infância, mas podem ocorrer em qualquer momento da vida, como na fase adulta. Além disso, crianças com quadros de doenças alérgicas podem ter mais chances de ter alergia a alimentos, desencadeada principalmente pelas frações de proteína dos alimentos. É comum que a sensibilidade desapareça com a idade, podendo voltar a ingerir alimentos que antes causavam reações, mas devem ser feitos testes para certificar a segurança do consumo.

Os principais alimentos responsáveis por desencadear reações alérgicas são: leite de vaca, ovos (principalmente a clara), soja, trigo, peixes e frutos do mar, amendoim e até corantes alimentares, embora sejam menos comuns.

O diagnóstico de alergia é feito através de exames específicos, histórico clínico, sintomas relatados, entre outros, e o único tratamento é a exclusão do alimento da dieta. Pode-se fazer uso de medicamentos, visando o controle dos sintomas. É importante fazer a leitura adequada dos rótulos para garantir que não há presença dos alimentos ou traços de ingredientes alergênicos. 

Também é importante realizar acompanhamento nutricional visando a correta substituição dos alimentos excluídos e a correção de possíveis deficiências nutricionais, além da melhora da permeabilidade intestinal, evitando a passagem de alérgenos. 

Texto elaborado por nutricionistas da Natue.