.

.

06 outubro 2015

Conheça a Vitamina E e Saiba Onde Encontrá-la


A Vitamina E, também conhecida como tocoferol, é um nutriente lipossolúvel, ou seja, precisa de gorduras para ser absorvida. Entre suas principais funções, destaca-se a ação antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce e maior risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer e doenças cardiovasculares.

Além da propriedade antioxidante, a Vitamina E aumenta a liberação do óxido nítrico, uma substância vasodilatadora que contribui para o melhor fluxo sanguíneo, com isso, favorece a saúde do coração. O nutriente ainda pode reduzir o nível de colesterol e de substâncias que causam inflamação. Por aumentar a imunidade, a Vitamina E é interessante para fortalecer as defesas do nosso organismo. 

A suplementação de Vitamina E pode ser interessante para atletas e praticantes de exercícios físicos por ajudar a reduzir o estresse oxidativo, bem como as lesões causadas nas células após intensos exercícios. 

Por melhorar o fluxo do sangue, a Vitamina E permite que nutrientes e oxigênio cheguem aos tecidos do corpo, inclusive os músculos. O nutriente ainda pode minimizar a degeneração da cartilagem e prevenir a inflamação das articulações. 

E onde encontrar a Vitamina E? Ela está disponível em alimentos de origem vegetal e animal, como gérmen de trigo, oleaginosas como a amêndoa e as castanhas, óleos vegetais, abacate, ervilha, salmão, gema de ovo e fígado. O uso de suplementos à base de Vitamina E é indicado se você não conseguir suprir às necessidades diárias recomendadas de nutrientes. Neste caso, o ideal é consultar um nutricionista que irá avaliar a quantidade e como consumir a Vitamina E.