.

.

19 setembro 2015

Óleos Essenciais: O que eles podem fazer por sua saúde e bem-estar?


Você costuma sentir alterações no humor, no apetite, falta de concentração e memória, sensação de esgotamento, tensão nos músculos ou ansiedade? Esses podem ser alguns sinais de estresse, um mal muito comum, principalmente em momentos que envolvem problemas no trabalho, em casa, no trânsito ou por alguma doença, por exemplo.

Como podemos aliviar o estresse? Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, saber lidar com determinadas situações e dormir bem pode ajudar a minimizar os sintomas do estresse. Além disso, o uso de óleos essenciais também pode trazer muitos benefícios para a sua saúde e bem-estar, uma vez que eles ajudam a diminuir os sintomas de estresse e ansiedade.

Os óleos essenciais são utilizados na aromaterapia, uma forma terapêutica que pode ajudar a melhorar o bem-estar mental, emocional e físico. Esses óleos são extraídos das raízes, cascas, folhas, frutos e sementes de plantas e cada um possui uma ação específica de acordo com o aroma. 

Que tal uma massagem com óleo de lavanda? Ele ajuda a reestabelecer o equilíbrio, tem propriedade sedativa, relaxante e reconfortante. Aposte também em um banho aromático com óleo essencial de ylang-ylang, muito indicado para controlar o estresse e a ansiedade por ter ação antidepressiva e sedativa.

Você também pode utilizar um aromatizador de ambiente com óleo essencial de cedro, que produz efeito calmante e revitalizante. Outro óleo que ajuda a aliviar a ansiedade é o óleo essencial de laranja azeda, que também pode combater a insônia e promover sensação de bem-estar quando aplicado em difusores.

Vale lembrar que os óleos essenciais podem ajudar a melhorar os sintomas do estresse, no entanto, se persistirem por um longo período, o ideal é procurar orientação de um médico ou profissional capacitado.