.

.

17 setembro 2015

Aromaterapia: conheça seus benefícios e como aplicá-la


A aromaterapia, como o próprio nome já diz, é a utilização terapêutica de aromas dos óleos essenciais que são extraídos das plantas. Seu objetivo é promover o bem-estar físico e mental, auxiliando na prevenção e no tratamento de problemas energéticos e psicológicos, pois seus aromas ajudam a relaxar o corpo e a mente. 

Apesar de a aromaterapia ser bem difundida, seu uso ainda é considerado como medicina complementar, sendo utilizada para aplicações alopáticas, holísticas e estéticas. Os óleos essenciais são aplicados em massagens, banhos de imersão, escalda-pés e compressas, mas também podem ser encontrados em cremes e sabonetes.

Você também pode usar o óleo essencial com aromatizadores elétricos ou de cerâmica, que são uma boa opção para deixar na mesa de trabalho, estudo ou no quarto. Quer saber os principais benefícios dos óleos essenciais? Confira:

  • Aliviam o estresse, promovendo o relaxamento;
  • Ajudam a estimular a circulação sanguínea;
  • Têm ação descongestionante e imunoestimulante;
  • Estimulam a memória e a concentração;
  • Colaboram para reestabelecer o equilíbrio entre o corpo e a mente;
  • Promovem o alívio da dor e limpam as impurezas;
  • Melhoram o sono;
  • Proporcionam mais energia e bem-estar.

Você pode encontrar diversos aromas de óleos essenciais, cada um com propriedades específicas, como: alecrim (revigorante e analgésico), hortelã pimenta (concentração e melhora da respiração), ylang-ylang (estresse e ansiedade), copaíba (dores musculares e circulação), sálvia esclareia (bem-estar físico e mental), citronela (estimulante e repelente de insetos), eucalipto citriodora (descongestionante e antisséptico), entre outros.

Os óleos essenciais são retirados das flores, frutos, folhas, cascas, sementes e raízes das plantas. Eles são altamente concentrados e 100% puros, com ação terapêutica comprovada. Você não deve confundi-los com as essências, que oferecem agradável aroma, porém, sem os mesmos benefícios dos óleos essenciais. 

Para encontrar óleos essenciais, clique aqui.