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Os benefícios da corrida

Correr trás muito mais benefício do que emagrecer e fortalecer o coração.
É um exercício simples que requer apenas disponibilidade de horário, um bom pra de tênis e disposição.
Além de ajudar na perda de peso, define pernas, bumbum e barriga e é um ótimo aliado na diminuição do estresse e dos sintomas da TPM. 


  • A corrida diminui e controla a porcentagem de gordura corporal, reduz a flacidez e melhora o tônus muscular, consequentemente tudo ficará em seu devido lugar (músculos aparentemente definidos);
  • O impacto do corpo no solo aumenta a resistência dos ossos. É importante, entretanto, tomar cuidado com o calçado que é utilizado. Vale buscar orientação para não prejudicar as articulações;
  • Melhora a obstrução de vasos sanguíneos e a captação da glicose, principal açúcar utilizado pelo organismo, o que diminui os riscos de diabetes;
  • Aumenta os níveis de um neurotransmissor chamado dopamina, que dá sensação de prazer. Também aumenta os níveis de serotonina no cérebro, provocando bem-estar. Por isso, pode ser considerada uma importante aliada na diminuição do estresse e dos sintomas da TPM;
  • A corrida, além de outros exercícios, é muito utilizado como uma importante estratégia para controle do nível de lipídios no organismo e redução de riscos de doenças cardiovasculares, por aumentar a aptidão cardiorrespiratória.

Quando corremos, perdemos líquido e sais minerais por causa da transpiração, por isso é preciso ficar atenta à hidratação durante o exercício. Para treinos que duram até 60 minutos, beber água (pequenos goles a cada 20 minutos) é suficiente. Quando o tempo de corrida for superior a uma hora, é recomendado o consumo de uma bebida esportiva que, além de água, contém eletrólitos (sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e magnésio) e carboidratos. Outra opção para o corpo não entrar em pane é consumir um sachê de gel de carboidrato diluído em água a cada 30 minutos de exercício.







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