.

.

09 junho 2014

Leite de cabra (comparações com o leite de vaca)

O leite de cabra, produto pouco divulgado no Brasil, assim como por todo o mundo Ocidental, é considerado, por especialistas da área de nutrição, um dos alimentos mais saudáveis para o consumo humano. Chega a ser mais saudável que o querido leite de vaca.


Composição média nutricional do leite de vaca e de cabra (100 ml):


Leite de vacaLeite de cabra
Energia63 calorias65 calorias
Proteínas3,2 g3,4 g
Carboidratos4,8 g4,4 g
Gordura3,5 g3,8 g
Colesterol14 mg11 mg
Fósforo93 mg111 mg
Potássio152 mg204 mg
Magnésio13 mg14 mg
Cálcio119 mg134 mg
Ácido fólico5 mcg1 mcg

O leite de cabra tem cerca de 30% menos colesterol do que o leite de vaca, representando um menor risco para nossa saúde. Além disso, a quantidade de açúcar presente no leite de cabra também é menor.

O grande entrave à maior popularidade do leite de cabra é o desconhecimento. As pessoas julgam que o leite de cabra tem um sabor bastante peculiar. Há quem pense que o sabor do leite de cabra é parecido ao do queijo de cabra, o que não corresponde à realidade.
leite de cabra, quando é de boa qualidade, tem um sabor um pouco doce. Podendo por vezes, ser também muito ligeiramente salgado. É um sabor mais rico e diversificado.

Em algumas situações, pessoas que são alérgicas ao leite de vaca, encontram no leite de cabra uma excelente alternativa.
A grande responsável por essas alergias é uma proteína chamada caseína alfa-S1, que se encontra presente em abundância no leite de vaca. O leite de cabra quase não possui caseína alfa-S1 e, além disso, também não tem b-lactoglobulina, outra proteína responsável por muitas reações alérgicas. Isso significa que o leite de cabra é, em geral, menos suscetível de criar reações alérgicas.
Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, comparou estes dois tipos de leite e chegou à conclusão que o leite de cabra tem mais efeitos positivos para nossa saúde.

Alguns dos aspetos comparados foram: propriedades nutricionais e biodisponibilidade de cálcio, ferro, magnésio e fósforo. Os especialistas concluíram que o leite de cabra contribui de forma mais positiva na prevenção da falta de ferro e no combate à desmineralização óssea.

Assim, um maior consumo de leite de cabra poderia melhorar o uso metabólico e digestivo de ferro, fósforo e cálcio e contribuir para a própria fixação destes minerais, nos órgãos em que são necessários.


Diferenças entre o leite de vaca e de cabra

O leite de vaca possui coloração branca e opaca, ligeiramente mais viscoso que a água. É consumido no seu estado natural ou na forma de outros produtos lácteos como queijos, iogurtes e manteiga.

Já o leite caprino é mais claro (porque a cabra converte 100% do beta-caroteno em vitamina A), tem odor um pouco mais forte e é bastante utilizado na fabricação de queijos.


Procure comprar leite de cabra de boa qualidade e aproveite todos esses benefícios. Você não deve recusar um alimento com uma grande riqueza nutritiva e de fácil digestão, apenas porque nunca se atreveu a prová-lo. O leite de cabra tem um sabor e odor único, mas depois de você se acostumar, irá achar o paladar bastante agradável.


A CCA, empresa líder e pioneira no mercado de laticínios caprinos no Brasil, dispõe de todos os tipos de leite (líquido/pó) de cabra, além de queijos. Trabalham com uma variada linha de produtos desde 1995, popularizando o consumo do leite de cabra, alimento altamente nutritivo. Com mais de 2000 pontos de venda em todo o país, a proposta da CCA é ampliar a difusão da marca no mercado online com produtos de altíssima qualidade. 


Clique aqui para conhecer todos os produtos e aqui para conhecer receitas deliciosas e fugir do trivial!

Caprilat no Facebook (aqui).