.

.

17 junho 2016

Os benefícios dos grãos e cereais - Zona Cerealista

A correria do dia a dia não nos permite dedicação total à nossa alimentação. Buscamos a praticidade dos alimentos no intuito de ganhar tempo e, assim, concluir todas as tarefas diárias. Comemos mal e ganhamos a deteriorização da nossa saúde (colesterol, diabetes, hipertensão...).

São muitos os grãos que podem nos beneficiar no combate à esses problemas. São funcionais e podem se tornar práticos. Grãos e cererais como chia preta, linhaça marrom, aveia e farinha de maracujá são alimentos com muitas utilidades, desde a mais simples, como integrar uma salada de frutas, a mais trabalhosa, como bolos e pães. 


A chia preta é o sonho de quem faz dieta. Ela elimina a fome e evita o desejo de ingerir mais alimentos. Limpa o corpo das toxinas no intestino, equilibra o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia, diminui o risco de diabetes tipo 2, ajudam a regular o trânsito intestinal, previne a inflamação de divertículos, pois a sua fibra solúvel hidrata o cólon e facilita o movimento peristáltico, ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídios.


A linhaça marrom contém nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças. O consumo contínuo proporciona o aumento da defesa orgânica e redução do ritmo do envelhecimento celular. É a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Previne câncer, auxilia na redução de peso, elimina toxinas e contaminadores, lubrifica e regenera a flora intestinal, tem poder laxante, diminui a tensão nervosa, trata anemia, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos, regula o colesterol ruim, dentre muitos outros benefícios.


A farinha de maracujá, por conter o agente a pectina, ao ser ingerida pelo organismo forma um gel e dificulta a absorção de carboidratos e da glicose produzida no processo digestivo e também nas gorduras, auxilia na redução de glicemia e na taxa de colesterol. Diminui a concentração de glicose, contém fósforo, fonte de renovação celular.


A aveia é um alimento nutritivo. Possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras e tem alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, além de ser um alimento que sacia a fome, ajudando na redução de peso.


Todas essas opções podem se tornar alimentos práticos, se adicionados a saladas e sucor, por exemplo. Eu adoro incluir todos eles em frutas, como a banana.


Adotei a inclusão desses grãos na minha alimentação e estou amando pelos muitos benefícios, mesmo que alguns sejam a longo prazo. É sempre bom evitarmos problemas de saúde futuros da melhor forma que existe, comendo.
A curto prazo é perceptível a regularização do intestino e melhor disposição para as tarefas do dia a dia, além de saciedade.

Quer praticidade e saúde? Entre no mundo dos alimentos naturais!
É possível encontrar os alimentos citados na loja Zona Cerealista (aqui), além de diversas opções.