.

.

31 janeiro 2016

Resenha: Óleo Vegetal de Pracaxi - Aromalandia

Em posts anteriores, falei que não vivo mais sem óleos vegetais. Um dos meus preferidos é o Óleo Vegetal de Pracaxi. O meu é da marca Laszlo, encontrado na Aromalandia.


Ele se destaca por ser o óleo mais rico em ácido behênico (10-25%), cerca de 6 X mais do que o óleo de amendoim. O teor alto de ácido behénico e lignocérico no pracaxi deixa sobre a pele uma percepção sensorial aveludada e macia, como se ela fosse de seda. É um verdadeiro silicone natural, age mantendo a água nos poros da pele, hidratando, regenerando e protegendo-a, sendo um dos grandes segredos da pele macia dos índios de algumas tribos amazônicas.

Estudos confirmaram que frações isoladas do óleo de pracaxi constituem importantes compostos bioativos com atividade antihemorrágica, confirmando o uso por parte dos povos ribeirinhos da Amazônia do óleo de pracaxi em:

  • Sangramentos
  • Tratamento de feridas
  • Cicatrização de cortes pós operatórios de pequenas cirurgias

É assim, um poderoso renovador celular, que tem sido empregado na Amazônia em queimaduras e após cesarianas, visando evitar a formação de quelóides.
De todos os óleos existentes, o pracaxi está sem dúvida entre os mais poderosos hidratantes para a pele e cabelos, sendo considerado portanto, maravilhoso para prevenção de estrias, especialmente aquelas que costumam aparecer no período de gestação, adolescência, e nos tratamentos de emagrecimento devido ao efeito sanfona.
 
Além disso, também existem pesquisas que relatam a atividade inseticida deste óleo, especificamente contra o mosquito Aedes aegypti, que é o vetor da dengue.


A minha forma de uso preferida é adicionando gotas de algum óleo essencial rejuvenescedor ao óleo vegetal de pracaxi. O resultado é uma pele macia, sedosa, com viço natural. 

Não deixa a pele oleosa, a não ser que exagere na dose. Sinto a minha pele mais iluminada e mais jovial, com amenização da irritação/vermelhidão causada pela rosácea.


Também pode ser aplicado no cabelo a fim de obter maciez, brilho, sedosidade e diminuição do frizz. Facilita a escovação e deixa os fios soltinhos.

Como falei lá em cima, o que eu utilizo é o da Laszlo, encontrado na loja Aromalandia por R$70,00 (setenta reais). 
A embalagem contém 120ml de óleo e rende bastante, principalmente se o uso for restrito à pele do rosto.

Clique aqui para adquirir o seu!
Clique aqui para conhecer todos os produtos disponíveis na Aromalandia!
Aromalandia no Facebook (aqui).