Cadastre seu E-mail

Agave: o que é e quais são seus benefícios?

O consumo excessivo de açúcar refinado pode causar muitos prejuízos para a saúde, entre eles maior risco para obesidade e diabete. O açúcar branco não oferece nenhum nutriente porque passa por um processo de refinamento, ou seja, tem somente calorias vazias. A boa notícia é que existem opções mais saudáveis ao açúcar, como o xarope de agave.


Conhecido como um adoçante 100% natural, o xarope de agave é uma calda extraída de uma planta mexicana chamada Agave Tequilana, a mesma matéria-prima da famosa bebida tequila. Com cor amarelada e textura mais fluída que o mel, o xarope de agave é composto por frutose, sendo que cada grama oferece 4 calorias, assim como o açúcar branco.

No entanto, a vantagem do agave em relação ao açúcar é o seu poder adoçante. O agave adoça com menor quantidade, ou seja, oferece menos calorias do que o açúcar. Além disso, o xarope de agave apresenta baixo índice glicêmico, não gerando picos de insulina e nem um aumento brusco de glicemia.

Entretanto, é importante ressaltar que apesar do baixo índice glicêmico, o extrato de agave não é uma boa opção para diabéticos por conta da quantidade de frutose que oferece. O ideal, nesse caso, é sempre contar com a orientação de um nutricionista.

O xarope de agave é um aliado de quem está fazendo dieta para controle do peso e não abre mão de adoçar as bebidas, como café, chá e suco. Além disso, o agave pode ser usado na preparação de receitas de bolos, tortas doces, panquecas e waffles sem alterar o sabor do alimento.


Quer realçar o sabor das frutas? Um fio de agave pode deixar a maçã, banana e o abacaxi, por exemplo, muito mais saborosos. Para substituir uma colher de sopa de açúcar, use uma colher de sobremesa de agave.







VaniteModeON ®