.

.

23 setembro 2015

Trate a acne com o Óleo Essencial de Melaleuca - Mais Saúde e Beleza


As propriedades medicinais do óleo de melaleuca são conhecidas por centenas de anos pela tribo australiana de aborígines Bundialung. Eles tratavam muitas afecções com macerados das folhas da árvore e costumavam nadar na lagoa onde as folhas caídas haviam tornado a água em banho terapêutico. A melaleuca passou a ser conhecido no ocidente a partir da expedição do capitão James Cook que, em 1770, aportou na baía de Botany, na Austrália, e observou os aborígenes fazerem chá com as folhas de uma árvore, usada com finalidades medicinais. O botânico da expedição, Joseph Banks, coletou amostras das folhas de diferentes espécies de melaleucas usadas neste chá nativo e acabou por dar-lhes o nome de “Tea Tree” ou “árvores de chá”. 

Uma das vantagens de se recomendar o Óleo Essencial de Melaleuca como antisséptico, é que é impossível para um micróbio infeccioso criar resistência a ele. O óleo possui uma complexidade química tão grande, com mais de 100 componentes, que uma bactéria não consegue modificar seu sistema enzimático para lidar com isso. Esta é hoje uma das grandes vantagens do uso da Melaleuca em substituição aos antibióticos convencionais, que a cada dia perdem mais ação pelo fato dos micróbios estarem desenvolvendo resistência a seus efeitos, exigindo assim o uso de drogas cada vez mais fortes e prejudiciais. 

O OE de Melaleuca é usado, principalmente, para resolver problemas como unha preta, com micoses, descamando ou encravada e pé de atleta. Ele ainda auxilia na regeneração de unhas deformadas.
Quando o problema já está na unha, o ideal é aplicar 1 gota do OE, duas vezes ao dia, diretamente nela e nas demais a fim de evitar o contágio.

Recentemente resolvi fazer o uso do OE de Melaleuca como água facial para refrescar, desinfectar, tratar a acne e remover o excesso de oleosidade da pele. Confesso que esse método, usado durante o dia, tem sito o meu preferido, se tratando do uso desse clássico óleo aromaterápico.

Eu adiciono 20 gotas do OE em 100ml de água em um borrifador, misturo e pronto, a água facial está pronta :)
O ideal é armazenar a receita em uma embalagem de âmbar para não perder as propriedades.
O resultado é uma pele viçosa, com brilho natural, macia, sedosa, livre de oleosidade e com facilidade de retirar cravos.


Para continuar tratando a pele no período da noite, adiciono 1 gota do OE em uma colher de sopa de creme neutro, misturo e aplico no rosto.


Essa fórmula não deixa a pele oleosa, acordo com ela sequinha, macia, hidratada, com as espinhas menos inflamadas, pois acelera o processo de cicatrização, assim como na receita anterior.

Herpes
O OE de Melaleuca é um ótimo aliado ao problema de herpes labial, genital e zóster ou sapinho. É um poderoso antiviral e ajuda a secar as vesículas do herpes. Pode ser utilizado puro sobre as vesículas ou, em caso de irritação e/ou sensíveis pele sensível, diluído (partes iguais) em óleo vegetal (OV).

Assaduras 
Em caso de assaduras, a receita é misturar duas gotas do OE em uma colher de sopa de OV de amêndoas doces e passar na pele.


São inúmeras as formas que esse óleo pode ser utilizado, por isso ele é um clássico da aromaterapia.

O Óleo Essencial de Melaleuca que utilizo é o da marca WNF, que pode ser encontrado aqui, na loja Mais Saúde e Beleza, por apenas R$29,90.

Clique aqui para conhecer todos os produtos disponíveis na Mais Beleza e Saúde!
Mais Saúde e Beleza no Facebook (aqui);
Mais Saúde e Beleza no Twitter (aqui).