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Pré e pós treino: o que consumir?


Muita gente tem dúvida sobre o que consumir antes e depois do treino e a resposta para isso é: depende! Depende do tipo e momento do exercício, além do objetivo de quem vai praticá-lo. De maneira geral, seguem algumas dicas para melhorar o seu rendimento no treino:

Pré treino
A refeição pré-treino evita a fraqueza e deve ser rica em carboidrato, que irá fornecer energia ao longo do exercício físico. O carboidrato é fundamental para preservar a proteína do músculo, evitando que ela seja usada como energia. Prefira os alimentos fonte de carboidrato complexo, como a batata-doce ou pães integrais, que irão liberar energia aos poucos e evitar picos de glicemia. Frutas, oleaginosas e cacau também são boas opções.

Antes do treino, é preciso evitar alimentos muito gordurosos (como frituras) ou com excesso de fibras para não ter desconforto gastrointestinal, que pode prejudicar o treino.

Pós treino
Neste momento, o organismo necessita de nutrientes específicos para a sua recuperação. Até 1 hora depois do treino, é importante consumir proteínas, sendo o whey protein uma das opções mais práticas. Não tenha receio de consumir carboidrato. No pós-treino, ele vai ajudar no crescimento dos músculos e não será estocado na forma de gordura. Uma fruta, por exemplo, já suficiente para quem quer perder peso. Se o objetivo é ganhar massa muscular, é indicado um suplemento à base de carboidrato.

Recomenda-se sempre consultar um nutricionista. Ele é o profissional capacitado para elaborar um cardápio de acordo com as suas necessidades e indicar os suplementos mais adequados ao seu tipo de treino.







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