.

.

21 dezembro 2013

Umectação capilar (como eu faço)


A umectação é um método que consiste em enluvar o comprimento dos fios com óleo.
Para realizar o processo é necessário escolher um óleo 100% vegetal, como o óleo de azeite, por exemplo.
Essa técnica repõe os nutrientes, ameniza a opacidade/aspereza e combate o ressecamento das pontas. 
Você pode não ter bons resultados na primeira aplicação, mas verá que, com o tempo e muita paciência, os fios estarão nutridos, brilhantes e com aspecto de saudáveis.



Bom, o meu cabelo está ultra ressecado e áspero. Um belo corte melhoraria o aspecto dele, mas não tenho a intenção de cortar, por isso optei pela umectação, visando, pelo menos, diminuir o ressecado 

COMO EU FAÇO A MINHA UMECTAÇÃO



Aplico, em todo o comprimento do cabelo (seco), o óleo de azeite e espalho bem para garantir que todos os fios sejam envolvidos;
Coloco uma touca térmica e deixo o óleo agir por quarenta minutos;
Passado o tempo de ação, lavo os fios com um shampoo hidratante, enxáguo, enxugo bem e aplico uma máscara hidratante (duas colheres de sopa rasas) misturada com ampola de Vitamina A+E+B5 (5ml para cada duas colheres de sopa) e deixo agir por trinta minutos;


Após, retiro todo o produto do cabelo e aplico o condicionador;
Tirado o condicionador, retiro todo o excesso de água e aplico um creme com proteção térmica para finalizar o processo, escovando os fios.

OBS.
Os fios não ficam oleosos.


A umectação pode ser feita uma vez na semana ou uma vez por mês, dependendo na necessidade do cabelo.