
Mais longo estudo
realizado sobre fotoproteção afirma que uso diário de filtro solar não
só previne, mas reverte sinais de envelhecimento da pele

ROC®, marca de dermocosmético da Johnson&Johnson, realizou estudo clínico ao longe de um ano, publicado na Dermatologic Surgery - importante publicação dermatológica americana, para avaliar a eficácia do uso constante do protetor solar.
O estudo sugere que o uso contínuo de
filtro ao longo das 52 semanas ajudou a prevenir danos na pele e a
melhorar os sinais visíveis de fotoenvelhecimento existentes na pele.
O fototoenvelhecimento é caracterizado
clinicamente por rugas, despigmentações, alterações na textura da pele,
tidas como feias, e pode ser acompanhado de fotocarcinogênese, manchas
que podem se tornar cancerígenas. Os protetores solares exercem um papel
essencial na prevenção destas anomalias na pele. O estudo de ROC®
afirma que, além de prevenir, o protetor solar é capaz de
reverter o fotodano.
Os pesquisadores estudaram 33 mulheres
de 40 a 55 anos, com pele branca e exposição moderada ao sol. O estudo
chegou ao fim depois de um ano, com 32 mulheres, apenas uma desistiu
opor motivos pessoais, aplicando protetor solar SPF 30 fotoestável, ou
seja, a molécula não sofre danos ao absorver a luz do ambiente, e de
amplo espectro, protege a pele da radiação solar e também raios UVA e
UVB, todas as manhãs no rosto inteiro. O protetor solar aplicado possuía
ingredientes básicos, sem aditivos antienvelhecimento.
Todos os parâmetros de
fotoenvelhecimento avaliados por dermatologistas melhoraram
significativamente já na 12° semana. Foram analisados superfície e tom
de pele, sendo assim: textura, clareza, uniformidade de tom e
pigmentação discreta diferente da
natural da pele e manchas. Após um ano, as melhoras clínicas foram de
52% em manchas, 40% na textura e 41% na clareza da pele. Já a melhora
que ocorreu em tom e pigmentação da pele foi particularmente notável,
uma vez que as avaliações finais foram realizadas no final do verão,
período em que a cútis tende a apresentar um tom desigual e manchas mais
evidentes.
O estudo conclui que a importância da
fotoproteção é reconhecida para prevenção de envelhecimento na aparência
da pele, mas também garante que os sinais já instalados serão atenuados
e que a aparência da pele melhorará significativamente com o uso
constante de protetor solar.
Sobre ROC®
Criada em 1957 na França, ROC®
é uma das marcas mais recomendadas por dermatologistas no
mundo. Foi pioneira no desenvolvimento de produtos
hipoalergênicos. A marca apoia-se em inovações científicas e
tecnológicas para cuidar da pele e é uma das mais prestigiadas do mundo
no segmento de dermocosméticos. ROC® está presente no Brasil com linhas de proteção solar facial, anti-idade, despigmentante, hidratação e limpeza da pele.
Sobre a Johnson & Johnson Consumo do Brasil (www.jnjbrasil.com.br)
A Johnson & Johnson do Brasil
Ltda* é uma empresa voltada para a saúde e bem-estar das pessoas,
investindo fortemente em pesquisa e na qualidade dos seus produtos. No
Brasil desde 1933, a empresa oferece mais de 140 produtos e emprega
cerca de seis mil funcionários. A Johnson & Johnson do Brasil Ltda*é
pioneira no lançamento de produtos que são referências de categoria,
como SUNDOWN®, BAND-AID®, COTONETES®, CAREFREE®, OB®, SEMPRELIVRE® e em
cuidados com bebês com a linha JOHNSON’S®.
* Johnson & Johnson do Brasil Indústria e Comércio de Produtos para Saúde Ltda.
Central de Relacionamento com o Consumidor Johnson & Johnson
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FleishmanHillard Brasil
Janaina Gomes janaina.gomes@fleishman.com.br
Tássia Morozetti tassia.morozetti@fleishman. com.br