.

.

01 agosto 2017

Vermelhos intensos, marrons acinzentados, azul metalizado. Dicas para arrasar na make de inverno!


Dizem que no Inverno as pessoas ficam mais estilosas. O fato é que muitas mulheres investem em diferentes looks e também numa make especial, levando em consideração o que é tendência para cada estação e o que está em alta no mundo da moda.

De acordo com a analista de produtos do Instituto Embelleze, Bruna Peresin, as cores mais usadas na make-up desta estação são os tons intensos, escuros, metalizados e opacos. Para o preparo da pele, deve-se manter o tom natural, investindo nos iluminadores em alguns pontos para uma aparência saudável e luminosa. Mas, antes de tudo, alguns cuidados são necessários na preparação.

Preparo da pele
O Inverno é uma estação que exige mais cuidados com a pele, em relação à hidratação e à proteção, e, para o resultado da make ser o melhor possível, que tal seguir um “passo a passo” para você não errar? O primeiro passo é higienizá-la, utilizando sabonete líquido ou em barra.

O segundo, aplicar uma loção tônica, que remove os resíduos mais resistentes e equilibra o pH da pele. Já o terceiro passo, é hidratá-la. Para as mais oleosas o gel hidratante é a melhor opção, já para as mais secas a emulsão tem melhor resultado. 

Por fim, deve-se passar o protetor solar, que é extremamente obrigatório para prevenir o envelhecimento precoce e proteger a pele contra os raios UV, principal causador do câncer de pele. O uso do protetor solar deve ser mantido o ano todo, principalmente no Inverno, por ser uma estação que, aparentemente, o sol é mais fraco. Porém, é tão prejudicial quanto no Verão. Uma dica bacana para facilitar o dia a dia é usar um filtro solar com efeito de base ou uma base que tenha fator protetor no tom mais próximo da sua pele.

Pele clara e escura
Por falar em tom, tanto a clara quanto a negra têm as mesmas características em relação à anatomia, funcionalidade e bioquímica. Contudo, a pele clara é mais indefesa em relação aos efeitos nocivos do sol; já a pele negra, possui mais proteção.

Quanto à maquiagem, Bruna explica que a principal diferença é a capacidade de permeação dos ativos cosméticos, que é menor na pele negra, evitando, assim, possíveis irritações. Quanto às peles claras, é preciso tomar mais cuidado com irritações dos cosméticos alergênicos. Em relação à oleosidade, não existe uma diferença significativa, sendo que isso varia entre as pessoas. Quem possui pele seca deve caprichar na hidratação. 

Outra dica da Bruna é que as mulheres usem as características da pele a seu favor. Em peles negras, por exemplo, deve-se evitar cobrir 100% da luminosidade da pele, tendo cuidado na hora de utilizar a base. Para a pele clara, vale manter o aspecto saudável de quem possui bochechas mais rosadas e coradas. 

Dia e noite
Independentemente da estação é importante diferenciar a make do dia e da noite. Nos dias de inverno, pode-se usar tons terrosos nos olhos, como os marrons acinzentados, assim como os tons pastéis, que são neutros e usados em todas as estações. Para quem adora brincar com cores, sugiro uma sombra marrom esverdeada e suas variações, que é a forte tendência para 2017. Para a boca, a dica é apostar nos batons com fundo rosado encontrados nos vermelhos e nudes. Para a noite, uma boa alternativa é investir nas sombras metalizadas nos olhos, que estão super em alta. Pode-se optar por azul petróleo, verde musgo e cinza chumbo, que combinam perfeitamente com os looks pretos, tidos como os queridinhos da estação. A cor do batom? Uva, roxo e vermelhos intensos, em especial, estão em alta.

Pós maquiagem
Tão importante quanto a preparação da pele é a retirada da maquiagem e a limpeza. Deve-se removê-la toda com um demaquilante, primeiramente, para, em seguida, lavar o rosto com o sabonete apropriado para o tipo de pele da pessoa, garantindo que não sobre nenhum resíduo. Depois de limpa, é hora de hidrata-la. Vale lembrar que mesmo removendo a maquiagem, sem hidratação ela pode ficar com uma aparência ‘cansada’, principalmente depois de passar o dia maquiada. E nada como uma boa noite de sono e muita água para hidrata-la.