.

.

10 novembro 2016

Gadget capaz de medir nível de saúde chega ao mercado brasileiro em 2017

Inovador, o One X é capaz de medir o nível de antioxidantes na pele e sugerir mudanças de hábitos para melhorar a qualidade de vida das pessoas.


São Paulo, 10 de novembro de 2016 - Uma das principais inovações mundiais na área da saúde em 2016, o One X, sensor que mede o nível de antioxidantes na pele em tempo real e visa auxiliar as pessoas a obter uma melhora na qualidade de vida, está em pré-venda especial aos brasileiros. Lançada em campanha de financiamento coletivo no Indiegogo, serviço de crowdfunding internacional, o produto, a partir de agora, também poderá receber as contribuições dos usuários brasileiros via iFunding - plataforma nacional lançada em maio.

De acordo com Charles-Henry Calfat Salem, idealizador do iFunding, a parceria visa tornar o One X mais conhecido no país, uma vez que a startup conta com brasileiros no time de desenvolvedores e design do produto. Além disso, o próprio o CEO da startups, Anthony Weil, mora há sete anos no Brasil.

Primeiro sensor nutricional de saúde que mede em tempo real o nível de antioxidantes na pele, a partir da palma da mão, o One X suporta multi-usuários, graças ao reconhecimento de impressões digitais. Após o cruzamento da informação do nível de antioxidantes juntamente com dados nutricionais e atividades do usuário, o gadget faz recomendações e alertas com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida. Segundo Anthony, os avanços na medição por meio sensores ópticos, mais especificamente espectroscopia por refletância, possibilitou que a correlação se tornasse eficaz para verificação da saúde do indivíduo. “Após dois anos de pesquisas, tivemos a condição de criar um aparelho preciso e portátil”, explica.

Com mais de 80 mil dólares arrecadados e 600 contribuintes, a campanha será finalizada em pouco mais de 10 dias. “Tenho plena convicção de que a sinergia com o iFunding será importante para que a campanha alcance a arrecadação de 100 mil dólares”, afirma. Pela plataforma, é possível comprar o produto por valores a partir de 129 dólares.


Sobre o One X
Concebido a partir de uma inquietação de Anthony Weil com a difusão de wearables que prometem melhorar a saúde apenas contando passos e calorias, o One X foi desenvolvido após um período de imersão no Ames Research Center, centro de pesquisa e testes da NASA, que fica dentro da Singularity University (EUA). Ao estudar tecnologias de evolução exponencial, o CEO decidiu apostar na criação de um novo tipo de aparelho, capaz de medir algo que realmente refletisse a saúde das pessoas, mas que ao mesmo tempo fosse barato e acessível.

Após dialogar com laboratórios nos Estados Unidos e Europa, finalmente encontrou a tecnologia necessária para medir algo realmente relevante do corpo humano. Os recentes avanços na medição por meio sensores ópticos, mais especificamente espectroscopia por refletância, finalmente criaram condições para um aparelho preciso e portátil. A correlação entre os níveis de antioxidantes na pele e hábitos saudáveis foi o ponto de partida para o desenvolvimento do aparelho. Foram necessários dois anos de pesquisa para chegar na concepção de um produto final, a partir de um protótipo de laboratório.

Enquanto um time na Alemanha trabalhava nos sensores do dispositivo, Anthony, já no Brasil, buscava pessoas para o desenvolverem a plataforma de software e o design do produto. Foi neste momento que ele convidou o cientista da computação Gabriel Archanjo e os designers Danilo Saito e Robson Simon para fazerem parte do time. No país, está sendo desenvolvida toda a plataforma de software que acompanha o aparelho, incluindo os módulos de inteligência artificial, responsável pelas recomendações de saúde, e o módulo de reconhecimento de alimentos, responsável por mapear a dieta dos usuários por meio de fotografias de refeições. O time no Brasil também foi responsável pelo design externo do aparelho e da identidade visual do produto.

Já nos primeiros dias de campanha, mais de 700 dispositivos foram vendidos. Nesse momento, a equipe já trabalha no planejamento de fabricação e entrega dos dispositivos, que deve acontecer em maio de 2017.

Sobre o iFunding

Idealizado pelo empreendedor francês Charles-Henry Salem e Marcelo Callegari, sócio-fundador do Grupo MAIAS Partners, consultoria norte-americana focada no mercado de fusões e aquisições, o iFunding é a primeira plataforma de crowdfunding híbrida no país, reunindo em um mesmo site projetos de financiamento coletivo de recompensas, equity e real estate (imobiliário). A empresa apoia e hospeda apenas projetos selecionados após uma rigorosa triagem. Mais informações: www.ifunding.com.br