.

.

07 agosto 2015

Relaxe com o Óleo Essencial de Lavanda - Aromalandia


Um dos principais óleos essenciais, na aromaterapia, é o de lavanda.
Ele é um ''item'' básico para quem atua nessa área, mas muito importante.

As lavandas são pequenas ervas, comumente empregadas em ornamentação. Da lavanda se obtém um dos óleos mais populares no mundo dentro da aromaterapia. O termo lavanda vem do latim "lavare", "lavar", por que a planta era utilizada pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.).

O óleo essencial mostrou possuir efeito analgésico e considerável ação anti-inflamatória que pode ser obtida pelo uso em massagens.

Características

  • É um óleo de cor amarelo pálido
  • Possui aroma doce, floral, quente e fresco.

O óleo de lavanda também possui a capacidade de reduzir a pressão sanguínea, propriedades anti-leucêmicas e antifúngicas em candidíase por exemplo. Também mostra positiva ação hormonal no alívio de sintomas da menopausa e TPM. 
Notou-se, em um estudo com ratos, que a inalação do óleo de lavanda ocasiona uma redução na lipólise (queima de gordura), com aumento do apetite e ganho do peso.

Um amplo número de pesquisas científicas validam o uso do óleo essencial de lavanda pela sua ação calmante e sedativa, efetivo contra o stress, ansiedade e depressão, insônia , além de possuir propriedades anticonvulsivas . Foi confirmado que componentes do óleo, como o linalol, conseguem penetrar na pele e caem na corrente sanguínea promovendo efeitos de relaxamento e alteração na pressão sanguínea . 

No campo cosmético - a lavanda possui remarcáveis propriedades regeneradoras da pele e antioxidantes , ajudando na prevenção do envelhecimento precoce.

No campo emocional - a lavanda é considerado um óleo que traz uma profunda sensação de paz e tranquilidade. Desperta a paciência e tolerância, e alívia estados de stress por trazer uma sensação de liberdade que facilita a expressão. 

Um óleo que atua acalmando a agitação, útil em problemas de insônia e histerismo. Empregado em queimaduras, stress, insolação, como citofilático e regenerador celular e para dar a sensação de liberdade e paz.

Concentração de uso

Em inalações: 6-15 gotas em difusor 3 X ao dia. 
Uso local: puro ou diluído a partir de 3% de diluição. 
Hemorroidas: 3-6 gotas de OE em 100ml de água e banhar o local 3-4 X ao dia. 

O perfeito da aromaterapia é que podemos levá-la conosco para todos os lugares pelo fato de ser aplicada de várias formas, como a inalação que pode ser feita por inaladores pessoais.


É super fácil de preparar. É só pingar de 2 a 5 gotas do óleo essencial de lavanda no refil;


Inserir o refil dentro do inalador e fechar.


Inspirar sempre que sentir necessidade.


O ato de inalar promove relaxamento, calma, paz e paciência.
Outra formar de obter os benefícios do óleo essencial de lavando é por meio de aromatizador de ambientes/home spray.

Vale muito a pena fazer o próprio aromatizador, pois, no final, o custo é menor do que comprar um que, claro, vai acabar e você vai precisar comprar outro. Fazer com o oe, além de ser prazeroso, dá para fazer vários aromatizadores e ainda é possível utilizarmos ele de outras formas.

A minha receita

Álcool de cereal;
Água mineral (esses dois ingredientes na mesma proporção);
Gotas do óleo (vou adicionando aos poucos, até chegar na intensidade do aroma que desejo);

Misturar todos os ingredientes em uma embalagem de plástico ou vidro e pronto.


Eu amo a possibilidade de criarmos inúmeras coisas com os óleos essenciais. O melhor de tudo é que os valores são justíssimos e eles rendem bastante.

O Óleo Essencial de Lavanda que eu usei foi o da Laszlo, que pode ser encontrado por apenas R$42,00 (quarenta e dois reais), na loja Aromalandia.
Já o inalador pessoal pode ser adquirido por penas R$15,00 (quinze reais).

Clique aqui para conhecer todos os produtos disponíveis na Aromalandia!
Aromalandia no Facebook (aqui).